FAÇA PARTE DESTA FAMÍLIA. Junte-se a FAMÍLIA E.C.M. A IMPORTÂNCIA DE TÊ-LOS AQUI É INDESCRITÍVEL!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Esfap e a Miséria City

Em São Paulo, existe uma cidade chamada Miséria City. Nesta cidade vive um Jovem de 25 anos que se chama Esfap. Esfap é jovem de estatura mediana, magro, de personalidade sábia e estudou todo o colegial em escola da rede pública. Esfap é um jovem de caráter e não tem medo de expor sua opinião. Seu temperamento é tranquilo.
A cidade onde ele vive não tem o nome que tem por obra do acaso. Essa cidade tem cerca de 1,5 milhões de habitantes; tem inúmeras riquezas; grandes empresas dos mais diversos setores têm suas sedes lá; tem uma economia proeminente e tem também ótimos pontos turísticos. Em virtude deste cenário - o que ela tem e gera seria possível proporcionar uma vida digna a todos os cidadãos, mas, a realidade é outra.
Aqueles que detêm o poder oprimem e escravizam o restante da população, pois governam e administram a cidade de forma arrogante, altiva, e austera. A avareza, a soberba, a frieza e a perversidade são as marcas e o estilo de vida de tais governantes.


Esta cidade é riquíssima exteriormente, mas é completamente pobre interiormente.
"Imaginem uma bicicleta toda enferrujada e com várias partes quebradas.  Imaginem também neste mesmo cenário um lindo embrulho para presente no qual a bicicleta é posta. Uma pergunta: Se a bicicleta estivesse dentro do embrulho você aceitaria o presente? Certamente que sim, mas após abrir e ver o interior do embrulho será que não mudaria de ideia?"

Há um minoria, que mora nesta cidade, que consegue viver dignamente e que é tratado com respeito como deveria ser. O nosso jovem e sua família estão contido na parte maior da população - a parte na qual é explorada, humilhada e ignorada.

Esfap e milhões de pessoas vivem numa cidade cheia de aparências, isto é, quem está de fora - fica impressionado e motivado com a estrutura e oportunidades, mas quando passa algum tempo lá e capta a verdadeira realidade, hum... Deixa para lá.


Essa á a cidade que o Jovem Esfap nasceu e vive até os dias de hoje.
Ele não se conforma com o que  viu e ver, presenciou e presencia todos os dias em Miséria City. Ele fica imensamente triste com tal realidade. Será que Esfap irá se revoltar e caminhar para caminhos tortuosos?


A família Setrof, a saber, sobrenome da família do Esfap é totalmente desestruturada e problemática.
O Pai dele é um alcoólatra compulsivo – Ele (o pai) bebe cerca de 3 litros de cachaça e fuma quatro maços de cigarros todos os dias. Ele já foi internado oito vezes em clínicas para dependentes químicos, mas de nada adiantou. Quando retorna para casa, ele fica durante um tempo sem beber, mas, passado esse tempo, tudo volta a ser como antes: Brigas, agressões, adversidades, dificuldades financeiras e a cada dia se afundando “mais e mais” na lama do álcool e no lixo do cigarro.


Em virtude desta situação, a mãe dele é acometida por uma depressão crônica que se perdura por quase um ano. Ela não consegue fazer as necessidades básicas – até para tomar um copo de água ela precisa de ajuda. Ela não come, fala pouco, e as poucas vezes que fala, ela diz: “EU vou me matar, me dê essa faca aí.”.

O irmão dele é um viciado em drogas e se afunda em relacionamentos promíscuos, pois o que lhe interessa é curtir o momento e provar para si mesmo que é um “pegador nato”. Ele pensa que seu valor está na quantidade de mulheres que pega numa noite. Tanto o vício de drogas quanto a promiscuidade e insensatez estão o destruindo.
Certa vez, Esfap perguntou a ser irmão: Irmão, por que você vive desta forma?
- Como assim, irmãozinho, viver desta forma? - Tiago disse ironicamente e sorrindo.
- Nobre irmão, é sério... Você tem apenas 19 anos e está destruindo a sua vida e o seu futuro, pois está escolhendo andar por caminhos maus - drogas e prostituição. - Irmão, diga-me como posso lhe ajudar?
- Querido irmão, Não pedi a sua opinião e deixe a minha vida em paz. Sou maior de idade e faço o que quero de minha vida. - disse Tiago, com seus olhos vermelhos e louco para entrar numa briga corporal com seu irmão.
- Irmão, amo você, por isso me preocupo; saiba que estarei sempre aqui para o que precisar. Quando quiser ajuda, é só me dizer. - Esfap disse, emocioado!

Depois disso, o irmão de Esfap, saiu em disparada para a garagem da casa e pegou sua moto, e saiu em disparada. Esfap, estava pensando em algo para poder ajudar seu imão, mas era difícil, pois tudo o que ele já tinha tentado, tinha sido em vão; seu irmão sempre rejeitva sua ajuda.

Para piorar o que já está ruim, alguns parentes próximos de Esfap foram diagnosticados com vários tipos de câncer.

É, o jovem Esfap além de ter que superar tudo isso, ainda tem que vencer suas próprias dificuldades e conflitos, advindos da idade.

Mas, o jovem, mesmo em meio a todo este caos, se mantém sóbrio e consegue sonhar com tempos melhores, Como isso é possível?

Parecia que o apocalipse estava acontecendo na vida do nosso jovem, e mesmo assim ele não desistia e mantia um determinação a superar obstáculos, impressionante.

Todos ao redor dele não compreendiam como ele podia ficar tão tranquilo e confiante em meio ao turbilhão de problemas que cercavam a sua vida. - Certa pessoa disse: "Com certeza esse jovem tem poderes especiais, pois, não é possível que ele consiga se manter de pé e determinado a vencer diante de sua realidade. Qual será o seu segredo?"

Num certo momento de sua vida, Esfap pensou: Por que de tudo isso está acontecendo comigo? Mas, nunca encontrava respostas.

Mas, mesmo diante das dúvidas e dos problemas, ele se mantinha sóbrio, com a cabeça erguida e prosseguindo. Esfap tinha um diferencial. Mas, o que será ou quem é esse diferencial?

Existia algo em seu interior que não o deixava desistir de si e nem das pessoas.
Certa noite, ele estava em seu quarto se preparando para ir dormir, então, aconteceu algo inesperado – Uma voz misteriosa dissera: “Filho, você confia em mim? Não temas eu sou contigo, eu ti sustento e  vou ajudá-lo a vencer. Tudo que está acontecendo com você e sua família tem um propósito e no momento certo você entenderá. Mas, enquanto esse momento não chegar, confie e persista sempre. Eu te amo e sempre estarei ao seu lado – é só chamar por mim que eu o ajudarei e o guiarei!”

Da mesma maneira que a voz misteriosa apareceu, ela desapareceu. Esfap um pouco perplexo disse: o que foi isso? Que voz é essa? Será que eu estou louco?

No dia seguinte, o jovem teve um insight, lembrando da última frase que a voz misteriosa dissera: – é só chamar por mim que eu o ajudarei e o guiarei!” 
Então assim ele fez, então, a voz cumprira o que prometera. Depois da conversa, Esfap mudou totalmente seu semblante e a sua postura – Novamente, levantou a cabeça, botou um sorriso no rosto e continuo prosseguindo com as forças e o ânimo renovado e mais do que nunca disposto a vencer.

Ele tinha sonhos grandiosos demais – surreais para sua circunstância e realidade de vida. Todas as pessoas que o jovem compartilhava o seus grandes sonhos, ou não lhe levavam a sério ou o olhavam com um olhar de quem dizia: Hum, você, logo você. É impossível. Olhe para sua realidade, Esfap. Olhe para você e observe a sua circunstância. Esse sonho é demais para você, faça um favor a si mesmo – Desista.

Ninguém acreditava em seu potencial; todos só viam a sua aparência e a sua circunstância.
Numa noite chuvosa e com trovões, Esfap caminhava pela rua – Ele voltava da casa dos pais. Subitamente, ele desvia o olhar e se depara com uma moça, aparentando uns 19 anos. Ela estava chorando e tremendo. Então, o jovem Esfap se aproximou e disse: - Moça, o que houve? Por que estás chorando?
- Não é nada. – Disse a moça.


- Moça, você está na rua as 00h00min, chorando e tremendo, e me diz que não é nada. Por favor, me diga o que posso fazer por você?

Então a moça começou a chorar mais alto e a tremer com mais intensidade.
Depois, de alguns instantes, a moça começou a se acalmar.

 - Nem o conheço, mas algo me diz que devo compartilhar a minha dor com você. – Disse a moça, um pouco mais tranquila.

 - Estou aqui para ouvi-la, pode dizer.

 - Fugi de casa - Tive um briga feia com meus pais, pois eles não me entendem.

 - Por que brigou com eles? – Disse Esfap.

 - Eles não querem que eu frequente certos tipos de festas, nem use bebidas alcoólicas e nem namore um garoto – só porque ele usa drogas.

 - Moça, serei bem objetivo e sincero: Seus pais só querem o seu bem, concordo com eles. Já vi vários casos, de jovens que ignoraram os conselhos de seus pais, e entraram numa enrrascada.

 - Talvez, você não entenda e nem concorde com eles agora, mas amanhã irá agradecê-los porque eles disseram isso ou irá chorar por tê-los desobedecidos. – Moça, porque você não volta para casa e conversa com os seus pais, certamente, você restabeleceram o que foi rompido. Tenha em mente que os seus pais cometem erros, mas eles sempre irão querer o seu bem.

 Esfap compartilhou com ela um pouco de  sua história e de seus problemas. Ela se impressionou e não entendia com o ele ainda podia sorrir e ter tanta determinação.

 - Nossa, acho que entendi. – Disse a moça impressionada e com o semblante revigorado, após ouvir a impressionante história. - Obrigada, Esfap, valeu à pena conversar com você.

Então, a moça foi para casa e conversou com seus pais, aí então, a paz voltou a reinar em sua casa.


"Mais uma vez Esfap surpreende, não é? Como pode um jovem com tantos problemas e adversidades, ainda tirar tempo para ajudar alguém? – Não é possível, esse jovem tem um diferencial em seu interior."

 Depois disso, o jovem continuou seguindo o seu caminho para casa.

Quando chegou a casa, começou a pensar em seus problemas e disse: - “Não vou me deixar abater. Mesmo que vozes digam que eu não consigo, mesmo com este turbilhão de problemas - não desistirei nunca dos meus sonhos e de ver a minha família feliz, portanto, continuarei prosseguindo, pois tenho esperança e confiança de que no final do túnel há luz. Sei que maior é o que está e mim do que está no mundo. Não desistirei, pois não vale à pena. Sou vencedor.
Hoje, entendo que todas essas dificuldades são testes para me tornar apto e digno de receber as grandes dádivas que estão por vir. Utilizarei todas elas como ponte para chegar do outro lado do rio.”

Passaram cinco anos após esse pensamento e atitudes; então o jovem Esfap alcançou os seus sonhos e sua família foi reestruturada, e a paz se tornou uma rotina em seu lar. Mesmo em meio aos problemas contidos no mundo, o jovem Esfap e sua família eram felizes e faziam o possível e o impossível para melhorar a vida dos outros.

O pai , de Ex-alcóolotra se tornou um respeitado homem de negócios e passou a ser visto como modelo de superação e caráter.
 A mãe,  venceu a depressão - Através de medicamentos e porque aprendeu a ver a sua realidade maneira diferente. Hoje, ela voltou a sua vida normal, e além de suas atividades normais de dona de casa, ela vende produtos de estética.
O irmão, ele aceitou ajuda e venceu o vício das drogas. Ele ficou 3 anos internado em periodo integral em uma clínica para dependentes químicos. Atualmente, ele trabalha em uma loja como vendedor e faz faculdade de marketing e vendas.
E os que não acreditaram e amaldiçoavam Esfap e sua família, ficaram perplexo e alguns se arrependeram amargamente pelo que fizeram e disseram.

 Hoje, o jovem Esfap está casado, tem um filha de três meses. E ele se tornou um escritor de renome e ministra palestras motivacionais para o mundo todo. Milhares de jovens e adultos são impactados com suas palestras, livros e, principalmente, com sua história de vida. Alguns de seus centenas de milhares de alunos, brincam, o chamando de "O senhor superação".

 Em uma de suas palestras o tema fora: Nunca Desistam, pois a luz está sempre lá!
Essa palestra foi ministrada para um grupo de jovens entre 15 - 25 anos. Vários jovens saíram de lá revigorados e prontos para lutarem por seus sonhos. Esfap fechou a palestra com uma frase: Jovens, nunca desistam, pois não vale á pena. O único que pode frustrar o seus sonhos são vocês mesmos, ganhem de vocês e vocês vencerão”.

Esperança
Sabedoria

Amor
Paz


Fim!

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES:
  O Jovem Esfap é um exemplo de superação e integridade, não é? Para mim, ele é!. Por se sentir amado e importante ele conseguiu vencer  medos e obstáculos que para muitos "eram insuperáveis e intransponíveis.  Senão ele não passaria por tudo que passou e não chegaria tão longe. Esfap podia ser pequeno for fora, mas era um gigante por dentro, pois ele tinha impregnado em sua essência algo que suplantava o tangível. Ele tinha tudo para desistir e ir para caminhos tortuosos, mas uma grande força o mantia sóbrio e determinado a vencer. Mas, que força era essa, mesmo?
Eis o seu Segredo: Esfap tinha constância e intimidade em seu relacionamento com o Espírito Santo. Ele sabia quem ele era perante o Criador e sabia onde queria chegar, tendo isso em mente, ele precisava do combustível para alcançar os seus sonhos – o nome desse combustível é o Amor incondicional. Ele entendia que todos os obstáculos e desafios que ocorrera e iriam ocorrer em sua vida, eram, nada mais ou nada menos,  testes e desafios para prepará-lo e torná-lo apto e digno de subir ao pódio que lhe consederia a realização ou não de seus sonhos.
Jovens, através da história deste jovem é possível ,dentre outros, extrair aprendizados para a vida: Nunca desisitir do sonhos e objetivos, por mais que as circunstâncias e problemas estejão difíceis; Independentemente das circunstâncias, se eu me sentir amado e importante, certamente, serei capaz de vencer quaisquer obstáculos que forem colocados durante a minha caminhada; a força vem de dentro e não de fora.

E aí, essa História fez sentido para você? Por quê?



Por Jhonathan M. Germano

2 comentários:

  1. moço, de onde você tira tanta inspiração? Pude aprender como o Esfap, e mais entrei tanto no personagem e gostei tanto da história que não conseguia parar de ler, pois, desejava muito saber o final dessa comovente história. Tem quanto tempo que você começou a escrever?
    Você tem um estilo único de escrever, parabéns. Quando serão lançado seus livros? Ninguém o descobriu ainda? Sei, o quanto é difícil começar uma carreira de escritor no brasil, mas não é por causa disso que você não irá lutar, não é? Tenho certeza, que é só uma questão de tempo para seu livro (s) serem lançado (s). Tenho certeza que através de suas história, muitas pessoas acordaram para vida e voltaram a sentir prazer em ler.
    bjos!Olinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Olinda,

      Primeiramente, gostaria de agradecer pela visita - volte mais vezes, e também por investir o seu tempo para comentar sobre o texto.

      Muito obrigado por suas palavras,e fico feliz que a história tenha acrescentado algo positivo em sua vida - esse é o propósito. A meu ver, Não há nada mais gratificante para um escritor do que ter seus textos lidos por seus leitores, e saber que os mesmos contribuiram para melhorar suas vidas ou ao menos gerar uma reflexão e/ou prazer em ler. Obrigado, olinda!

      Por favor, Poderia me explicar o que quis dizer nesta setença: "Você tem um estilo único de escrever, parabéns."

      Respondendo as suas perguntas: Já escrevo a uns 3 anos, mas só começei a me dedicar com afinco e a publicar há 1 ano.

      Quanto aos lançamentos, o primeiro será lançado, no máximo,até abril de 2013.

      Obrigado por suas palavras de incentivo.

      Deixo registrado aqui: Minha grande satisfação e honra de tê-la por aqui, volte sempre. Caso queira, envie o seu contato de email para: familiaecm@gmail.com, então, a deixarei informada sobre os artigos, livros etc.

      Sucesso, paz e prosperidade,
      Jhonathan M. Germano


      Excluir

Não é permitido qualquer tipo de Ofensa e palavras de baixo calão. Qualquer tipo de Preconceito é inadmissível. As discussões devem ser sadias e gerar crescimento e edificação. O Respeito e Educação mutua devem prevalecer sempre.
Ficaria honrado de Tê-los como membro deste blog. Deus abençoe!