FAÇA PARTE DESTA FAMÍLIA. Junte-se a FAMÍLIA E.C.M. A IMPORTÂNCIA DE TÊ-LOS AQUI É INDESCRITÍVEL!

domingo, 10 de junho de 2012

RELACIONAMENTOS SUPERFICIAIS



Importante: Não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas somar e unir forças aos vários colegas escritores que escreveram, escrevem e escreverão sobre o mesmo, com o intuito de contribui para que haja relacionamentos mais harmônicos e equilibrados; e porque sei o quão importante é investir em relacionamentos de qualidade.

         Quando falo de relacionamentos, não estou me referindo, somente, a relacionamentos amorosos, mas relacionamentos de uma forma geral (amizade, família etc.)

         Atualmente, na maioria das vezes, vive-se a superficialidade em quase todas as áreas da vida. A superficialidade nos relacionamentos os torna frágeis e insensatos, e então, virão às adversidades e eles desmoronarão.

Para obter equilíbrio e segurança nos relacionamentos é necessário trocar a superficialidade pela profundidade.

Vejam uma breve descrição da diferença entre superficialidade e profundidade, relativo a relacionamento: 

         Superficialidade: Oi, tudo bem? Tchau!
Profundidade: Conhecer, e persistir em conhecer de verdade. Investir tempo, trabalho, e atenção.

Não estou dizendo que é para sair por aí, encontrar pessoas desconhecidas e ir para ambientes perigosos, e fazer amizades profundas, não, não é isso. 

A profundidade deve começar em casa e em no círculo de amizade, a partir destes será possível dá voos mais altos.

Um relacionamento contundente e forte é construído com o tempo e com muito esforço.



O QUE SIGNIFICA SUPERFICIALIDADE NOS RELACIONAMENTOS?


É inimiga número 1 dos relacionamentos consistentes e sólidos. Por quê?

Em um relacionamento em que a superficialidade reina, é impossível criar um ambiente onde se prepondere e se perpetue estas coisas: o amor, a segurança, a proteção e a compreensão, a cumplicidade, a confiança e a verdade. 

         Quando há profundidade em tal, as características que descrevi acima acontecem de maneira natural, progressiva e contínua. Não é necessário forçar e/ou se autoflagelar para que elas aconteçam, elas simplesmente acontecem, em decorrência da atitude que se tomou, a saber, investir em relacionamentos consistentes e sólidos.

Investir neste tipo de relacionamentos é o fator, em minha opinião, principal para alcançar a Paz de Espírito e, também, para que o ambiente se torne um lugar onde o amor goste de estar. Compreensão, persistência e altruísmo são essenciais para obter êxito.

...



QUAIS SÃO ALGUMAS DAS CONSEQUÊNCIAS DOS RELACIONAMENTOS SUPERFICIAIS?


(SINCERIDADE)
Lares desestruturados e instáveis; 
·         Amizades ineficientes e sem conteúdo;
·         Não há diálogo;
·         Imaturidade relacional; Pouca ou nenhuma compreensão;
·         Não existe confiança;             
·         Não existe um ambiente de proteção e cumplicidade;
·         A Mentira e o excesso de indulgência reinam;
·         As consequências vão muito além desta simplória lista, mas com ela, é possível ter uma boa ideia do poder destrutivo da superficialidade.

Este tipo de relacionamento tende a afastar os jovens, inclusive adultos, do convívio social, e levá-los ao convívio virtual excessivo.

Os Levará também a cada vez mais tornarem-se individualistas e indiferentes em relação ao alheio; ele também é o responsável por um “grandioso buraco” que surgi nos corações e nas mentes dos tais.

Particularmente, nada no mundo é capaz de preencher o vazio existencial da juventude a não ser Jesus Cristo. Para obter intimidade e profundidade em um relacionamento e para que o mesmo se torne duradouro, consistente e forte, é crucial e fundamental, primeiramente, querer que assim aconteça, e depois, conhecer-se (você) e conhecê-la (a pessoa com a qual você se relaciona), e persistir em conhecer-se e em conhecê-la de maneira constante e contínua. Claro, e praticar através de atitudes concretas.

Dica de leitura: As Cinco Linguagens do amor – Gary Chapman (entenda a sua linguagem de amor e das pessoas que o cerca.)

O autoconhecimento é crucial para relacionar-se bem.

         Jovens, e como bem sabemos para se conhecer alguém de maneira plena, leva uma vida toda, e é necessário muito trabalho, mas estejam certos que o resultado tanto no dia a dia quanto em longo prazo vale e valerá à pena. Empenhem-se!

O padrão de relacionamento que o sistema deste mundo impõe é a superficialidade.
Fuja deste padrão, pois o caminho ao qual ela os direcionarão é a autodestruição tanto externa quanto interna.

O Padrão de relacionamento que Jesus Cristo ensina e oferece é totalmente oposto ao do sistema. Ele ensina que é necessário estabelecer vínculos profundos.

Talvez, alguns se perguntem agora: Como ter um relacionamento assim, em um mundo superficial?

Simples, Aprendendo com Cristo e com o seu manual de vida: a Bíblia.
        
Conformar-se com o padrão e atitude deste mundo é morrer um dia após o outro, sem qualquer perspectiva e essência. E também é afastar-se da presença de Deus. Viver uma vida somente por viver, não é viver, mas, é “morrer”. Viver a vida movida pela superficialidade é ter uma vida medíocre e sem sentido.

 O verdadeiro sentido da vida, particularmente, está em Cristo Jesus, portanto, o jovem ou quem quer que seja que desejar que sua vida tenha sentindo deve aprender a relacionar-se com eficácia, primeiramente com o Espírito Santo, e posteriormente com as pessoas.

Em resumo, todos que permitirem que o Espírito Santo seja seu professor, neste caso, na arte de se relacionar, certamente, a partir desse aprendizado constante e contínuo tais pessoas se tornarão mais aptas a se relacionarem com os que estão a sua volta; e de uma maneira que agrade o coração de Cristo Jesus.

         Jovens, aprender a se relacionar bem é uma “arte processual”, isto é, é algo que leva tempo, portanto, cada ser humano deve estar sempre receptivo e de prontidão, pois sempre terá o que aprender.

A sabedoria de Deus é infinita, não é? Sim! Para mim é!

Portanto a sua criação terá sempre o que aprender com Ele, não é? Claro!

Jovens, invistam sempre em relacionamentos profundos e disseminem essa ideia.

Jovens, se vocês semearem com intensidade e qualidade, certamente, vocês colherão frutos de paz e de amor. Vale à pena!

Mas, é sempre bom ter em mente que a humildade e a compreensão são fatores primordiais para alcançar a plenitude nos relacionamentos. Particularmente, considero que Jesus Cristo é o padrão Supremo na arte de relacionar-se bem – Ele se fazia de pequeno para tornar as pessoas grandes. Ele se importava com o estado dos corações das pessoas e não, somente, com a manifestação de atos isolados. Ele entendia que por trás de uma atitude reprovável existia uma causa, então, ele direcionava as pessoas a reconhecerem a causa e/ou causas que as levavam a praticar tais atos, para que elas pudessem escolher mudar de caminho ou não.

É necessário ter em mente que tudo quanto for feito para obter relacionamentos saudáveis valerá a pena, pois a recompensa não virá das pessoas, mas de Cristo Jesus.

   Ele vê o que está em oculto e sabe a intenção do coração, portanto, não é necessário se preocupar em receber coisas e/ou elogios delas, pois é bem provável que quem assim esperar, possivelmente, se frustrará.

É importantíssimo ter a consciência de que a recompensa virá do alto, e não “debaixo”.

 Ame as pessoas, sem esperar recompensa nenhuma. E Não esqueçam, de amarem a si mesmos.

“Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”. (2 Crônicas 15:7)



 ...


COMO COMBATER E VENCER A SUPERFICIALIDADE NOS RELACIONAMENTOS?

(RELACIONAMENTO ÍNTIMO)
 Aprendendo a forma correta de se relacionar com o manual de instrução que nunca se tornou obsoleto e/ou desatualizado, e nunca se tornará – A bíblia.

 Claro, para aprender a forma correta de se relacionar é essencial ter o auxílio do Professor dos professores – O Espírito Santo.

Deus é o criador, então ele conhece a sua criação, não é? Sim! Ele sabe o que é melhor para ela.

         Jovens, tudo quanto for aprendido com o Espírito Santo será uma grande oportunidade de praticar com os outros.

O padrão de Cristo é Elevadíssimo: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses”.

         Jovens, concordo que pode até não ser fácil, mas é recompensador.

Para algo mudar, é necessário que o “Ser” que deseja a mudança, mude, pois, se tal “Ser” continuar fazendo o que sempre fez, continuará recebendo o que sempre recebeu.

Em outras palavras, atitudes e decisões diferentes levam a novos caminhos e a novas consequências.

         Então, Jovens, decidam amar a Jesus Cristo sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmos. Escolham ser diferentes para fazerem a diferença em meio a indiferença e colham os frutos.

Uma Verdade: Muitas sementes de qualidades são iguais a muitos frutos de qualidade. Uma semente não se estruturará e desenvolverá ao ponto de se tornar uma arvore ou flor, se não houver alguém para regá-la e zelar por sua integridade.

         Colher os frutos dos relacionamentos profundos é para quem quer ter e viver um relacionamento profundo.

         Quem desejar ter e viver um relacionamento superficial colherá frutos da superficialidade.

         Jovens, Deus deu o livre arbítrio a todos, então, cada qual é responsável por suas escolhas, tendo a consciência de que existem dois caminhos com consequências totalmente opostas.

Particularmente, o caminho da profundidade não é o mais curto e nem o mais fácil, mas com certeza é o melhor caminho e trará alegrias.

Jovens, o mundo precisa de jovens como vocês, que estão dispostos a investir tempo e trabalho em relacionamentos profundos e, que desejam disseminar essa semente.
E aí, estamos juntos?

...

Observem as figuras, o que surge em suas mentes?


    

        







 União e família? Isso Mesmo. Em minha concepção, são as duas mais contaminadas e destruídas em virtude dos relacionamentos superficiais.

Combater a superficialidade é fator crucial para obter uma família estruturada e manter ou restabelecer a união tanto em família quanto em sociedade.

         Jovens, a superficialidade em qualquer área da vida é um demônio implacável e cruel.

Importante relembrar: Pessoas conscientes e sensatas têm potencial para construir famílias fortes e estruturadas, e estas últimas, produzirão uma sociedade mais forte, harmônica e equilibrada.

As famílias são as mais prejudicadas por causa dos relacionamentos superficiais. O diálogo virou coisa sem importância e opcional nos dias de hoje. Triste Realidade.

Jovens, atentem-se à informação publicada na Rede de TV boas novas no ano passado: Em 2011, segundo estatísticas do poder judiciário, o sistema carcerário brasileiro tinha cerca de 500.000 (Quinhentos Mil) presidiários.
Em 2014, segundo estatísticas do poder judiciário, o sistema carcerário brasileiro terá 600.000 (Seiscentos Mil) presidiários.
Em 2020, segundo estatísticas do poder judiciário, o sistema carcerário brasileiro chegará à marca de quase 1.000.000 (Um milhão) de presidiários. “É isso mesmo, não me equivoquei – é 1.000.000 (Um milhão) de presidiários”.
E o mais impactante e preocupante é que em todos os anos citados acima a maior parte absoluta é composta de jovens entre 18 e 26 anos.

Cerca de 80% a 90% dos presidiários que cumprem sua pena e voltam para o seio da sociedade, voltam a cometer crimes, e crimes piores do que os anteriores.
Segundo certo Juiz de São Paulo que estuda as facetas da criminologia, o fator principal que levou a esta assustadora realidade é a falta de estrutura da família brasileira. Os pais não conversam com seus filhos, e em muitos casos são omissos aos erros deles.
“Caso não os pais não instruam seus filhos, certamente a criminalidade os instruirá. Mas, certamente, se os filhos não cooperarem, obedecendo aos seus pais, não adiantará em nada a exortação. Para essa realidade mudar, a meu ver, deve haver uma ação conjunta entre eles, isto é, o pai ensina e os filhos devem obedecê-lo, Considerações do Autor”.

Parafraseando, o mesmo Juiz, as leis não terão eficácia nenhuma se a família, sociedade, justiça e o poder público não fizerem o que lhes cabem. A família deve se conscientizar do seu papel instrutivo; a sociedade deve ter consciência desta realidade e agir em prol da mudança; o poder público deve exercer o seu papel fiscalizador, e a justiça deve exercer o seu poder conciliador e punitivo. Nada irá mudar se as famílias, a sociedade, poder público e a justiça não caminharem juntos.

Acredito que essa realidade possa mudar, mas é necessário que haja conscientização, união e ação em prol da mudança. E claro, ter paciência e perseverança, pois é um processo que durará um bom tempo.

A meu ver, das quatro partes envolvidas neste processo, à família é a mais importante, pois é através dela que a semente será plantada. Jovens, a família é base da sociedade. A sociedade, igrejas e as empresas são constituídas e estruturadas por um conjunto de famílias seja literalmente ou figurativamente, não é? Sim! Então, pensando assim, se as pessoas que formam as famílias trabalharem para construir relacionamentos profundos e consistentes, para que se tornem estruturadas e harmônicas, certamente, se terá uma sociedade mais forte e estruturada, se terá também igrejas mais fortes e conscientes do seu papel, se terá empresas mais integras e estruturadas, e por último, uma humanidade mais igualitária e altruísta.

Certamente, tais não estarão imunes aos problemas, pois independente de qualquer coisa os problemas sempre existirão. A questão não é ter ou não ter problemas, mas como se está quando ele vem e qual a atitude será tomada em relação a ele. Um problema pode tanto destruir quanto fortalecer – Depende da atitude.

Importante dizer, para que o resultado seja como o descrito, é crucial entender que o pós-doutorado e PHD em Engenharia e responsável por esta construção é o Espírito Santo, sem Ele, essa construção irá ruir em algum momento, e inevitavelmente virá a baixo. Após a construção, ele deve atuar como consultor e fiscalizador, por tempo indeterminado.

Outra coisa importante a dizer, é que ele não poderá atuar nem como engenheiro e nem como consultor, senão for contratado, portanto, o proprietário da construção terá que escolhê-lo entre vários “profissionais”.

Importante dizer também que no decorrer e após a construção, certamente, os problemas e as variáveis incontroláveis surgirão, mas não há motivos para turbar os vossos corações, pois não existem impossibilidades e/ou problemas grandes demais para a magnificência e supremacia do Espírito Santo. Basta Crê e fazer a sua parte, persistindo sempre. Jovens, “Ele é o Cara”.

Em outras palavras, famílias fortes e estruturadas produzirão sociedades, igrejas e empresas fortes, conscientes e estruturadas.

O Espírito santo só vai atuar se os proprietários contratá-lo.

Em relação às causas e consequências dos relacionamentos superficiais, a pior e mais destrutiva para uma sociedade que zela por esse mal é a falta de intimidade com o Espírito Santo.

Jovens, ter intimidade com tal é crucial e essencial para alcançar e experimentar as consequências dos relacionamentos profundos e saudáveis.

Nos dias atuais, viver-se-ia uma realidade bem diferente da que se vive hoje – principalmente, com relação à juventude, se os mesmo tivessem como meta estabelecer relacionamentos profundos e contínuos, primeiramente, como o Espírito santo, e posteriormente com seus semelhantes.

         Jovens, particularmente, não é possível obter relacionamentos estruturados, saudáveis e seguros, sem que haja investimento contínuo e tendo como professor, o Mestre dos mestres – Jesus Cristo!

Jovens gladiadores de Cristo Jesus, tenham cuidado com a síndrome do “OI, TUDO BEM? TCHAU!”, pois ela está virando uma pandemia, isso é alarmante e perigoso.
Não permitam que este vírus ganhe mais força, e atinja os seus relacionamentos, mas, se já os atingiu aplique o antídoto da profundidade.

Para mudar essa história, particularmente, penso que o primeiro passo é conscientizar-se desta realidade e decidi mudar de caminho – Persistindo nele.

Jovens, permitam que Jesus Cristo escreva uma nova história em seus relacionamentos. Mas, não se esqueçam de fazer a parte que lhes cabem: Acreditar, persistir e agir!

Superficialidade? Não! Profundidade? Sim!

Jovens, acredito fielmente que a profundidade nos relacionamentos tem o poder de influenciar gerações e de mudar a história da humanidade. Permiti que isso possa se proliferar, é uma atitude sábia e sensata. Penso em algumas consequências agora: amizades mais sólidas e duradouras; famílias mais equilibradas e estruturadas; relacionamentos conjugais mais firmes e compreensíveis; e também uma humanidade mais harmônica e sensível às causas sociais.

Jovens, não se conformem com este mundo, mas transforme-o pela renovação de suas mentes.

Jovens, Investir e insistir em relacionamentos consistentes e sólidos, certamente, fará toda a diferença em meio às indiferenças, tanto em sua vida quanto nas vidas dos que estão ao seu redor e, para o mundo.

Jovens, observem o que Cristo diz para vocês através do Apóstolo João: Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.
(1 João 2:14)

Jovens, busquem a sabedoria e conhecimento de Deus, pois eles aumentarão os seus dias na terra, e também lhe darão dias de paz e alegria; e lhes guardarão e lhes protegerão de todo mal. A palavra diz que um povo é destruído, pois lhe falta conhecimento.
Mas, que conhecimento é esse? Neste caso, a falta de conhecimento de Deus e de seus princípios.

Jovens, as lutas, conflitos e dificuldades virão, mas vocês poderão dizer a eles: “Com o meu Deus todas as coisas são possíveis. Quão grande é o meu Deus! Maior é aquele que vive em mim do que o que está no mundo”.

 Olhem para as impossibilidades como uma oportunidade de crescer na graça e no conhecimento, e utilize-os como uma ponte.

Jovens, Relacionem-se com o Espírito Santo com profundidade, e coisas grandes acontecerão e obras maiores se farão em seus relacionamentos.

Dica: aprender com o manual de vida a arte de se relacionar bem – a bíblia, e com o mestre dos mestres – o espírito santo.
Ler livros sobre comportamento humano e estrutura da personalidade. Participar de cursos e/ou workshop sobre a arte de se relacionar bem. Essa dica é para quem deseja obter relacionamentos mais saudáveis e consistentes.
O que foi expresso nessa dica não é mágico, pois, toda mágica é ilusão, e ilusão não tira ninguém do lugar, mas são investimentos que demandam tempo e trabalho. Mas, certamente, valerá à pena.


                                                            (VÍDEO RETIRADO DO YOUTUBE)

 Leitor, este texto fez sentido para você? Fez, por favor, deixe seu comentário.

                                                                    Sucesso,Paz e Prosperidade.
                                 Jhonathan M. Germano
"A tribulação aumenta a Fé; o aumentar da fé gera paciência; e a paciência traz esperança; e  esta por sua vez produz paz a Alma; e esta última produz  perseverança Plena; e a perseverança Plena é o caminho mais sábio e verdadeiro, para obter  o êxito em todos os âmbitos que tangem a Vida".


6 comentários:

  1. È você que escreve os artigos? gostei de ver e ler Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Daniela,

    Primeiramente, obrigado por sua visita e por seu comentário aqui no BLOG E.C.M - O BLOG QUE É POR VOCÊ E PARA VOCÊ. E O BLOG DO MOMENTO REFLEXÃO PARA A SUA EDIFICAÇÃO.

    Quanto a sua pergunta: Sim, sou eu mesmo que escrevo. Fico feliz que VOCÊ TENHA gostado...

    SAIBA, QUE Sem o seu comentário,e dos outros leitores, não teria sentindo de eu continuar escrevendo e de manter O BLOG E.C.M. Portanto, saiba que a sua opinião e visitas por aqui são importantíssima para uma longa vida Do BLOG E.C.M. e de apoio para o Meu trabalho.

    Espero mais vistitas e comentários, Posso contar com você?

    POr favor, não se sinta obrigada, simplismente porque estou lhe dizendo estas palavras, mas porque você pensa que as mensagens do Blog E.C.M Possa trazer algo positivo e edificante em sua vida.

    Ouça ao Seu Coração!

    Grato sou!


    SUCESSO, PAZ E PROSPERIDADE,
    jHONATHAN M. G

    ResponderExcluir
  3. Jhonathan, voce descreve muito bem sobre a superficialidade nos relacionamentos,é isso aì, pra mudar temos que praticar o que cristo nos ensinou, e não simplesmente, ficar na adoração das palavras, toda ação gera uma reação, então vamos agir certo para ter uma reação positiva.Sucesso meu querido, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Maria,

    Obrigado por sua gentileza.
    obrigado também por investir o seu tempo acessando o BLOG E.C.M e deixando o seu comentário. Pode esta certa, que é importantíssimo para mim a sua visita aqui. Voltem sempre.

    SUCESSO, PAZ E PROSPERIDADE,
    jHONATHAN M. G.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, adorei seu espaço!
    Parabéns Jhonatan....sucesso querido!
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rosangela,

      Grato por seu comentário e visita.

      Sucesso para você também!

      e...volte sempre!

      Sucesso, Paz e Prosperidade!

      Excluir

Não é permitido qualquer tipo de Ofensa e palavras de baixo calão. Qualquer tipo de Preconceito é inadmissível. As discussões devem ser sadias e gerar crescimento e edificação. O Respeito e Educação mutua devem prevalecer sempre.
Ficaria honrado de Tê-los como membro deste blog. Deus abençoe!